Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 10 de novembro de 2009

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA GRATUITO

COMPARE OS MELHORES PREÇOS:
TV
Mouse
Monitor
Computadores
Caixas de Som_
___________________________________
Celulares
GPS
Suprimentos
Gravador de DVD
Hub Switch


A partir de agora você vai participar do curso gratuito de informática. Através dele você vai passar a entender muito melhor, o que você tinha bastante dificuldade.

Entre um assunto e outro estarei respondendo as perguntas postadas aqui no blog. Portanto fiqua a vontade para perguntar. Caso prefira você poderá enviar sua dúvida, para tiraduvidas00@hotmail.com, mas sua resposta poderá demorar um pouco a ser respondida por causa do número de e-mails que recebo no dia a dia.

Caso alguém queira saber mais sobre o Professor Alci, acesse o link “sobre”, na parte de cima do Blog.

Obs: Este curso é livre e não será cobrado nada a ninguém, porém ele é um curso para iniciantes, o que fará que se demore um pouco a mudar de assunto. Caso você já tenha uma boa base de computação, e não tenha muita paciência, é preferivel que você procure um curso de seu nivel.

PROGRAMA DE CURSO

PROGRAMA DE CURSO

Caros amigos,

Posto agora o programa de curso de nosso curso básico de informática.

Caso tenham alguma dúvida, escrevam perguntando, não se sintam acanhados, porque é uma grande oportunidade de vocês terem uma base documentada, onde nem sempre em cursos pagos alguns assuntos são explicados justamente por serem bastante básicos, então o professor leva em conta que você já está sabendo aquilo.

Outro ponto é que este curso é bastante teórico, mas você deve ir lendo e em seguida treinar o que foi ensinado em seu computador, pois se não treinar, vai esquecer ou não vai aprender. Tire pelo menos 1 hora por dia para treinar.

  1. Introdução
  2. O teclado do computador
  3. Noções básicas de informática
  4. Sistemas operacionais
  5. O MS DOS
  6. O Microsoft Windows
  7. O Microsoft Office
  8. Sites, blogs e outros temas atuais em Internet
  9. O computador como ganha pão
  10. Usando programas gratuitos de informática para ganhar dinheiro

INTRODUÇÃO

Quando tive a idéia de dar um curso gratuito, eu estava pensando naqueles alunos que tem pouco tempo para treinar no computador. Como eu sempre digo aos meus alunos, a informática é como um curso de inglês: é necessário muito treinamento.

Eu também digo aos meus alunos que eles estão enganando a si mesmos e jogando dinheiro fora, se pagam a quantia estipulada em meus cursos e não continuam o treinamento após seu término. Isso acontece muito porque infelizmente vários deles acham que o básico (que eles pensam que é básico) vai resolver a vida deles. Infelizmente isso não acontece exatamente pela falta de tempo ou exaustão após o trabalho ou ainda deveres para com a família ou atividades extras diferentes da informática no que deveria ser um tempo a mais para treino.

No final das contas, infelizmente o aluno começa um curso pensando que vai aprender tudo. Pode até aprender sim, desde que haja pelo menos duas horas por dia para treinamento. Então a primeira conclusão que tiramos aqui é que deve haver tempo suficiente para treino sob pena de não haver um bom aprendizado e em conseqüência começarem a haver aquelas chamadas dúvidas atrozes.

Mudando um pouco de assunto, poderemos explicitar um comportamento hoje em dia de determinados professores de computação que ao iniciar os alunos em informática, ministram a história quase completa da Informática, o que não nos interessa tanto hoje em dia pelo motivo da informática já estar em um nível mais avançado.

Infelizmente ainda hoje, em cursos em salas de aulas, os professores ainda tagarelam esse assunto, que hoje só vale em termos de curiosidade. Nós veremos tudo isso de uma maneira muito resumida. O que vai nos importar nesse curso, nada mais é aprendermos procedimentos que os ajudem a entender o seu microcomputador e tirar dúvidas sobre ele.

Em algumas ocasiões pedirei para irem em determinado local do computador e fazerem um procedimento no mesmo, ainda que seja no meio de uma leitura. Esse curso deve ser lido junto com seu computador para que você possa cumprir os procedimentos quando solicitado. Durante o tempo do curso, fora o tempo que eu esteja ministrando aulas ou suporte, estarei on line no MSN Messenger que é um programa de comunicação muito bom para tirar dúvidas. Embora eu ache difícil algum de meus alunos não ter, eu darei o endereço para pegar o mesmo na Internet.

Existem algumas pessoas na Internet que indicam o site http://www.apostilando.com, como site para iniciação da informática. Em minha opinião o site é bom sim, mas somente se você tiver uma certa base em informática. Note que no apostilando.com você precisará descarregar as apostilas e você não terá um professor que lhe tire alguma dúvida com atenção quase exclusiva para você, e isso é o que nosso curso propõe para retirar suas dúvidas.

Até breve então, onde já entraremos no programa de curso falando sobre O TECLADO DO COMPUTADOR.

O TECLADO DO COMPUTADOR

O teclado é um dispositivo que à primeira vista parece ter pouca importância para o computador, mas depois que quaisquer pessoas passam a observar melhor as teclas, começam a ter algumas dúvidas em relação a algumas teclas. Portanto, neste post trataremos dos significados das teclas.

Levaremos em consideração, um teclado PADRÃO COM 112 TECLAS da fabricante MAXPRINT.

A disposição geral de um teclado padrão, na maioria das vezes vem dividida em três semi-teclados. O teclado principal, que é o que fica mais à frente do usuário e o teclado especial é o que fica à direita, mais próximo ao usuário. Na extremidade direita, encontramos o teclado reduzido que é destinado a digitadores, embora vários programas de jogos configurem seus movimentos no teclado reduzido com a complementação do mouse.

A primeira fila deste teclado possui as seguintes teclas:

ESC – Essa tecla tem o nome de ESCAPE (pronuncia-se iskeip), embora sempre a chamemos de ESC (pronuncia-se ésk) e é geralmente utilizada para sair de programas e de janelas de sistemas operacionais como o Windows, ou o Linux, por exemplo.

Na seqüência, temos as teclas de F1 até F12. Essas teclas geralmente variam o significado, dependendo do programa que se utiliza. Em um programa de contas a pagar e receber, por exemplo, a tecla F8 pode significar “registrar conta”, enquanto que em um jogo de futebol, a mesma tecla pode significar “cobrar falta com barreira”.

Na mesma carreira, acima do teclado especial estão localizadas três teclas de controle de energia.

São elas:

Power (pronuncia-se pouêr) – Tecla para desligar o computador pelo teclado.

Sleep (pronuncia-se slip) – Tecla para colocar o computador em modo de espera. Por exemplo, se você quer ir almoçar e deixar o computador ligado, mas consumindo pouca energia.

Wake up (pronuncia-se ueicâp) – Esta tecla retorna o computador de um modo de espera.

Seguindo em frente, temos três pequenas luzes verdes indicadoras. Elas indicam quando as funções das teclas respectivamente Num lock, Caps lock e Scroll lock estão ativadas. Veremos essas teclas mais adiante.

O TECLADO DO COMPUTADOR II

Teclado Principal:

Apóstrofo [‘] e Abre aspas/fecha aspas [“] – O caractere apóstrofo está na supressão em português [d’água = de água]. Usamos também em matemática “um” apóstrofo para representar os minutos e “dois” para representar os segundos.

Hum [1], Ponto de exclamação [!] e Hum sobrescrito [¹] – O caractere “hum” é representado pelo numeral “1”. O ponto de exclamação é usado em português em frases imperativas e com sentido de admiração. O “hum” sobrescrito representa a potência “1”.

Dois [2], Arrôba [@] e Dois sobrescrito [²] – O caractere “dois” é representado pelo numeral “2”. A arroba é largamente utilizada em endereços de e-mail. E também é uma medida que corresponde à quarta parte de algo. O “dois” sobrescrito representa a potência “2” [quadrado].

Três [3], Sustenido [#] e Três sobrescrito [³] – O caractere “três” é representado pelo numeral [3]. O sustenido é bastante conhecido em vários assuntos. Em música ele é conhecido como sustenido, em matemática indica um estilo numeral e em jogos é o famoso jogo da velha. Note que pode também ser chamado de quadrado nas teclas de celulares. O “três” sobrescrito representa a potência “3” [cubo].

Quatro [4], Dólar [$] e Libra monetária [£] – O caractere “quatro” é representado pelo numeral “4”. O símbolo do dólar americano [$] é bastante confundido com o cifrão [] que adotamos para expressar o REAL. A libra pode ser uma medida de peso e uma unidade monetária. Nosso caso é o segundo.

Cinco [5], Porcentagem ou Percentagem [%] e Cent de dólar [¢] – O caractere “cinco” é representado pelo numeral “5”. Utilizamos o símbolo de percentagem ou porcentagem, para expressarmos um percentual de uma medida inteira (100%). Apesar do símbolo do centavo americano não ser quase utilizado, ele existe como caractere.

O TECLADO DO COMPUTADOR III

Seis [6], Trema [¨] e Símbolo Gráfico [¬] – O caractere “cinco” é representado pelo numeral “6”. O trema tem a função de mostrar a pronúncia do “u” nas palavras depois de “q” e “g”, como por exemplo, freqüência e lingüiça. O símbolo gráfico não tem uso regular, servindo apenas para complementação de desenhos primários no estilo MS- DOS.

Sete [7] e “E” comercial [&] – O caractere “sete” é representado pelo numeral “7”. O “E” comercial é utilizado em nomenclatura de empresas como por exemplo, Cesar & Cia. e também em programação de computadores, simboliza a operação AND.

Oito [8] e asterisco [*] – O caractere “oito” é representado pelo numeral “8”. O asterisco (e não asteristico), tem a função da multiplicação na computação no lugar do tradicional [X]. Existem funções na informática que levam a chamar o asterisco de coringa, como por exemplo, se você quer buscar qualquer arquivo com qualquer extensão, você usaria [*.*].

Nove [9] e abre-parêntese ou parêntesis [(] – O caractere “nove” é representado pelo numeral “9”. O abre-parêntese ou parêntesis é um símbolo de abertura do chamado parêntese ou parêntesis que nada mais é uma palavra, expressão ou frase que se interpõe num texto para adicionar informação, normalmente explicativa, mas não essencial. Vastamente utilizado em matemática em operações, como por exemplo: 2×5-(6/3)+2.

Zero [0] e fecha-parêntese ou parêntesis [)] – O caractere “zero” é representado pelo numeral “0”. O fecha-parêntese ou parêntesis, é um símbolo de fechamento do chamado parêntese ou parêntesis que nada mais é uma palavra, expressão ou frase que se interpõe num texto para adicionar informação, normalmente explicativa, mas não essencial. Vastamente utilizado em matemática em operações, como por exemplo: 2×5-(6/3)+2.

Subtração, Travessão e Hífen [-] e Underline [_] – O sinal de subtração “menos”, o travessão e o hífen, têm exatamente o mesmo sinal na computação. O underline (pronuncia-se underlaine), é um símbolo semelhante a um travessão, localizado no rodapé das letras. Tem a função de separar alguma coisa de uma palavra ou um número.

Adição [+], Igualdade [=] e Parágrafo [§] – O sinal de adição (mais) representa a soma. A igualdade representa dois algarismos ou números de mesmo valor. O parágrafo indica o número do parágrafo ao qual existe alguma referência, ou ao qual se lê.

BackSpace [←] – A tecla BackSpace (pronuncia-se bequispeice) apaga os caracteres à esquerda do cursor.

O TECLADO DO COMPUTADOR IV

Tecla TAB – A tecla TAB, tem a função de tabulação em edição e processamento de textos. Ela também tem a função de alternar entre janelas ou programas no Windows, quando pressionada junto com a tecla ALT.

tab

Teclas de “Q” a “P” – Teclas de caracteres comuns equivalentes às letras “Q, W, E, R, T, Y, U, I, O e P. Note que na letra “E” existe o caractere € (Euro) e pode ser acessado utilizando a tecla Alt Gr logo após a tecla de espaço.

Crase [`] e Acento Agudo [´] – A crase que é chamada de acento grave e o acento agudo usado nas vogais tônicas.

Abre chave [{], Abre colchete [[] e Numeral feminino [ª] – O abre chave, assim como o abre colchete tem a mesma função do abre parênteses, porém são utilizados antes deste ultimo. O ordinal feminino é utilizado para indicar uma determinada ordem numérica no feminino.

Enter ou Return – Esta tecla é a mais importante do teclado e mais importante para o computador pelo motivo da mesma enviar dados ao processador do computador.

enter

O TECLADO DO COMPUTADOR V

Caps Lock ou Fixa – É usada para colocar as letras em modo MAIÚSCULO ou modo MINÚSCULO. Note que nos notebooks a tecla Caps Lock é chamada de “fixa”.

Teclas de “A” a “Ç” – Teclas de caracteres comuns equivalentes às letras “A, S, D, F, G, H, J, K, L e Ç.

Circunflexo [^] e Til [~] – O acento circunflexo é usado nas vogais átonas. O mesmo símbolo é usado como potenciação em matemática relacionada à computação. Por exemplo: em informática se representa 2^2. O acento til é usado em vogais nasais.

Fecha chave [}], Fecha colchete []] e ordinal masculino [º] – O fecha chave, assim como o fecha colchete tem a mesma função do fecha parênteses, porém são utilizados após este ultimo. O ordinal masculino é utilizado para indicar uma determinada ordem numérica no masculino.

Shift – A tecla “shift” (pronuncia-se shifiti), que significa mudança, troca, tem a função principal de permitir a digitação dos caracteres da parte de cima das teclas. Note que, para que o caractere saia no texto, é necessária a digitação ao mesmo tempo da tecla Shift mais a tecla do caractere desejada, ou seja, se você quiser digitar o caractere “arroba (@)” você terá que teclar shift junto com a tecla em que o mesmo está que é a mesma do número “2”. Outra função da tecla shift é a troca rápida de letras maiúsculas ou minúsculas, dependendo do modo que o teclado se encontre no momento da digitação. Por exemplo, se você estiver escrevendo no modo minúsculo e for começar uma linha de texto, então bastará apertar a tecla shift e a tecla da letra que desejar que a mesma sairá maiúscula e vice versa.

key_shift

Gráfico[|] e Barra invertida [\] – O caractere gráfico “|” é remanescente do MS DOS, sistema operacional anterior ao Windows. Ele servia para fazer desenhos primários, como a simulação de um quadrado oi retângulo entre outros. A barra invertida é um caractere importantíssimo, porque é através da barra invertida junto com outros caracteres (como uma letra e dois pontos) que indicamos a localização de arquivos e pastas no computador. Por exemplo, para representar onde se encontra uma pasta chamada “arquivos de programas” em seu computador, poderemos escrever C:\Arquivos de programas, mas isso, veremos mais à frente.

Teclas de “Z” a “M” – Teclas de caracteres comuns equivalentes às letras “Z, X, C, V, B, N, M.

Menor que [<] e Vírgula [,] – O caractere “menor que” é um sinal matemático para indicar um valor menor que o outro. A vírgula é utilizada em português e matemática. Não entrarei em detalhes porque o assunto é muito amplo.

Maior que [>] e Ponto [.] - O caractere “maior que” é um sinal matemático para indicar um valor maior que o outro. O ponto é utilizado em português e matemática. Também não entrarei em detalhes pelo assunto ser muito amplo.

Obs: Se juntarmos o caractere “maior que” com o caractere “menor que” obteremos o sinal de diferença em informática [<>].

Dois pontos [:] e Ponto e vírgula [;] – Esses dois caracteres são amplamente utilizados na digitação de textos em português e matemática.

Ponto de interrogação [?], Barra [/] e Grau [°] – O ponto de interrogação é utilizado em português no final de frases interrogativas. Em matemática é usado para exprimir um resultado ainda não dado. Em informática, a interrogação tem a função de “coringa” em buscas, o que veremos mais à frente. A barra é usada em português em abreviações como S/A (sociedade anônima) e S/C (sem comentários) etc. e em matemática e na informática é usada como símbolo da divisão. Na Internet, é parte de protocolos (HTTP://)também divide endereços de Internet como (http://www.youtube.com/watch?v=sAzyvH7VRgM). Cuidado para não confundir a barra [/] com a barra invertida [\]. As duas tem significados totalmente diferentes. O caractere grau é utilizado em física para indicar temperatura e em cartografia se usa para especificar junto com números uma localização de algo em um mapa. É também usado em geometria.

Shift – Tem a mesma função da tecla shift esquerda.

Ctrl – Esta tecla que se pronuncia (control) é usada junto com outras teclas para formar comandos, como por exemplo, “Ctrl C” que significa “copiar”, Ctrl X que significa “recortar ou mover” e Ctrl V que significa “colar”. Passaremos a estudar esses comandos quando abordarmos MS DOS. Existem muitos comandos formados com a tecla Ctrl.

Windows – A tecla “Windows”, também conhecida por muitos como tecla “Iniciar” ou ainda, “Tecla do Menu Iniciar”, é uma tecla que abre o Menu Iniciar no Microsoft Windows. Junto com outras teclas forma vários comandos para determinadas funções como, por exemplo: Tecla Windows junto com a tecla “E” abre o gerenciador de arquivos do Microsoft Windows, “Windows Explorer”.

windowskey

Alt – Pronuncia-se (alti). Essa tecla também é usada junto com outras para formar comandos como, por exemplo, Alt Tab que reveza as janelas e/ou programas ativos do Windows. Também é usada para inserir símbolos especiais que não estão no teclado.

Space ou espaço – Insere um caractere transparente em um texto. Essa é a tecla mais larga do teclado.

space_key_l

Alt Gr – Chamada de Alt Graphics ( alti grafiquis), essa tecla tem a função de inserir em um texto, os caracteres que estão na parte inferior direita das teclas.

Windows – Tem a mesma função da tecla windows esquerda.

Menu de contexto – Essa tecla ao ser pressionada no Microsoft Windows, abre um pequeno menu chamado Menu de contexto.

WINKEY

Ctrl – Tem a mesma função da tecla Ctrl esquerda.

A seguir, o teclado especial e o teclado reduzido.

O TECLADO DO COMPUTADOR VI

TECLAS ESPECIAIS

Ao lado direito do teclado convencional estão algumas teclas chamadas especiais, afinal elas são especializadas em edição de texto.

Insert ou Ins – Tem a função de inserir um caractere entre palavras. Por exemplo, se eu escrevi incorretamente “Cardozo” e gostaria de trocar o “z” pelo “s” então deverei clicar à esquerda do “z” apertar a tecla “delete” ou clicar à direita do “z” e usar a tecla “backspace”. Considerando que o processador, seja o Microsoft Word, você deverá agora pressionar a tecla “insert” ou “ins” e na seqüencia, verificar se no rodapé do Microsoft Word o indicador “SE” está desabilitado. Caso positivo, então você poderá agora teclar “s”. Note que, se o indicador “SE” estiver habilitado, o “s” será escrito sobre a próxima letra à direita.

Delete ou Del – Apaga os caracteres à esquerda do cursor. Cursor é a barra que “pisca” enquanto você digita uma palavra ou uma letra.

Home – Independente onde o cursor esteja, leva o mesmo ao inicio de linha, a não ser que o mesmo já esteja na primeira posição da linha..

End – Independente onde o cursor esteja, leva o mesmo ao final de linha, a não ser que o mesmo já esteja na ultima posição da linha.

Page Up – Ao pressionar essa tecla, o processador sobe uma página.

Page Down – Ao pressionar essa tecla, o processador desce uma página.

Obs: Em alguns teclados, encontramos as teclas Sleep, Wake Up e Power. Essas teclas respectivamente põe o computador em modo de espera, retira o computador do modo de espera e desliga o computador.

O Modo de espera é uma situação em que o computador gasta menos energia. As vezes quando você precisa se ausentar do computador para atender alguém à porta, você pode demorar um pouco para voltar. Para diminuir o gasto de energia, você aperta a tecla Sleep e o computador apagará o monitor e salvará todos seus dados, mas não desligará. Ele ficará usando pouca energia até que você volte e aperte a tecla Wake Up.

Teclas direcionais – Localizadas abaixo das teclas especiais, movem o cursor, para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita.

teclado_sem_tecla_power


TECLADO REDUZIDO – É o teclado à direita das teclas especiais. Tem a mesma função das teclas correspondentes no teclado convencional, teclas especiais e teclas direcionais com exceção da tecla Num Lock que trava ou destrava os números do teclado. Quando a luz indicadora do Num lock estiver acesa, você poderá usar os números, quando estiver apagada, poderá usar as outras funções. Esse led está ao lado do led do Caps Lock.

Assim, terminamos a parte de teclado. A seguir, entraremos em noções de Informática.

RESPOSTAS DO EXERCÍCIO SOBRE MS DOS

EXERCÍCIO SOBRE MS DOS

1-Marqeue a alternativa correta:

a) Em seu lançamento, o MS DOS:

( ) possuia ótimos gráficos

( ) possuia gráficos médios

( X ) não possuia gráficos

b) A extensão serve exatamente para identificar o tipo do arquivo. Então:

( ) texto.jpg é um arquivo executável

( ) gráfico.exe é um arquivo gráfico

( X ) exec.txt é um arquivo de texto

c) São caracteres que não podem ser utilizados para nomear arquivos:

( ) As letras “K”, “W” e ” Y”

( ) “(” (Abre parêntesis), ” !” ( Ponto de exclamação) e “&” ( “E” comercial)

( X ) “\” (Barra Invertida) “*” (Asterisco) e “+” (Adição)

d) O simbolo do “Prompt” que podemos considerar abaixo é:

( ) @

( X ) C:\>

( ) http://

e) É possível termos uma idéia de como era o MS DOS com:

( X ) O Prompt de Comando

( ) O comando List

( ) O Windows Explorer

2 – Responda:

a) Qual a função do comando CHKDSK?

R: Verificar um disco e exibir as informações sobre o mesmo

b) Qual a diferença entre Boot e Reboot ?

R: O boot ocorre quando ligamos o computador com o botão “Power”. O Reboot ocorre quando o botão ‘Reset” do computador.

c) Cite dois computadores do ano de 1986.

R: CP 500 e Apple II

d) Qual o ano de previsão do lançamento do Windows 2.0?

R: 1987

e) A partir de qual versão o Windows passou a se desenvolber mais?

R: Windows 3.11

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA I

Vamos agora ver um pequeno histórico da criação do computador. Não enfatizaremos muito esse assunto, por acharmos que ele tem apenas caráter informativo.

Imagine hoje vivermos sem os computadores. Desde a carta para a namorada até um calculo de um satélite, eles são imprescindíveis para nossa vida. Foram necessários milhares de anos para os computadores se transformarem no que são hoje em dia.

O ábaco que é considerado o pai de todos os computadores, é uma figura bastante conhecida. Ele foi criado para facilitar a contagem de números grandes, quando os sistema de contagem ainda não era muito desenvolvido para esse tipo de números. Veja o ábaco na figura abaixo.

Ábaco

Depois do ábaco surgiu a idéia de aperfeiçoamento e criação de máquinas que pudessem melhorar ainda mais os calculos e foi então que depois de muitas máquinas rudimentares, chegou-se à calculadora eletrônica.

Durante a 2ª Guerra Mundial houve vários projetos para a construção de uma máquina mais possante, motivados principalmente pela necessidade de sempre estar na frente no processo utilizado para mensagens codificadas trocadas durante a Guerra. A máquina teria que codificar e codificar essas mensagens. A essa máquina chamou-se Computador.

Ora, nesse tempo, os computadores ainda eram imensos e ocupavam quase uma sala inteira como o computador Harvard Mark I que era um computador que mesclava a eletricidade e a mecãnica, por isso era chamado eletro-mecânico. Veja foto abaixo.

mark1

Um dos principais programadores do Mark I era do sexo feminino, Grace Hopper. Hopper foi quem achou o primeiro bug de computador ou seja, uma mariposa morta que tinha penetrado no Mark I e que as suas asas estavam bloqueando a leitura dos buracos na fita de papel. A partir desse dia, a palavra “bug” ficou conhecida mundialmente como falha do computador.

A partir da metade dos anos setenta, houve uma revolução na informática com estudos tecnológicos e científicos que possibilitaram a criação de circuitos elétricos bem menores que as imensas valvulas que eram utilizadas para o funcionamento do s computadores e o cartão perfurado que era usado para armazenamento de informações fazendo com que os computadores ficassem bem menores e baratos.

Desse periodo, surgiu o que conhecemos como microcomputador que são os computadores pessoais chamados também de PC e que aperfeiçoa até hoje.

Vários aparelhos baseados em uma pequena peça chamada chip que é um concentrador de circuitos até hoje vem nos servindo em vários tipos de aparelhos. Na verdade, a informática existe para nos servir: reduzir o tempo que gastamos para escrever uma carta, aumentar a certeza de nossos cálculos, automatizar processos repetitivos, auxiliar no controle de estoques, etc.

Para maiores informações, consulte o link abaixo:

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA II

Em um sistema de informação é necessário haver três componentes:

  • Hardware
  • Software
  • Peopleware

Vamos agora falar de cada um dod três.

1 – Hardware – Geralmente se considera hardware, tudo o que é fisico em um computador e o que pode ser ligado ou inserido a ele.

Podemos citar como exemplo, o mouse, o teclado, a placa mãe, o processador, a placa de vídeo etc.

Ao hardware que podemos ligar ou inserir ao computador, chamamos de periféricos, como por exemplo, uma impressora, um scanner, o mouse, o teclado, etc.

2 – Software – O software é um programa de computador como o MSN Messenger, Windows, Word etc.

O software tem várias divisões, mas as mais importantes são:

  • Shareware – Programas que dão um certo tempo para você experimentá-los e depois desse tempo é necessário adquirir uma licença de uso, pagando um valor pela mesma.
  • Freeware – Programas que podem ser usados normalmente sem tempo de expiração e sem propagandas.
  • Adware – Programas que podem ser usados normalmente sem tempo de expiração, porém, com propagandas.

3 – Peopleware – Nada mais é do que as pessoas que utilizam o hardware e o software.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA III

Tipos de computadores

Os computadores são classificados de acordo com sua finalidade e porte. Estão divididos nas seguintes categorias:

  1. Microcomputadores – O PC (Personal Computer, ou Computador Pessoal) é o mais popular tipo de microcomputador existente. O primeiro PC foi lançado pela IBM. O PC tem como característica de realizar tarefas básicas e avançadas. Outro tipo de microcomputador é o Macintosh (pronuncia-se mequintoshi), fabricada pela Apple. Popularmente conhecido como Mac, os mesmos se destacaram muito tempo por seus requisitos gráficos, hoje igualado pelos PCs. São exemplos de microcomputadores famosos de antigamente, o PC AT 386, 486 e Pentium. da linha MSX, temos o Expert e o Hot bit, computadores que tinham uma grande função gráfica e por isso eram usados como video-game. Da linha Trs 80 tinhamos o CP-500 e da TRS Color, o CP-400. Das linhas ZX spectrum e sinclair respectivamente tinhamos o Tk 90 x e o TK 85. Atualmente os que mais imperam são o PC e o MAC, que podemos dizer são computadores mais desenvolvidos.
  2. Notebooks (pronuncia-se notebuquis) – São PCs e Macs portáteis. Antigamente quando eram maiores e chamados de laptops (pronuncia-se lepitopis) eram mais destinados a executivos, mas hoje já há uma generalização de seu uso por várias classes de pessoas desde executivos até estudantes.
  3. Workstations (pronuncia-se uorquisteishons) – São como seu nome já sugere, computadores bem mais caros para servirem como estações de trabalho. Note que geralmente são utilizados em sistemas de hospitais e de bancos.
  4. Mainframes (pronuncia-se mãefreimis)São os computadores de grande porte que ocupam grandes espaços nas empresas. São utilizados em sistemas bancários, previsão do tempo e controle de vôs espaciais. São também chamados de supercomputadores.
  5. Palmtops (pronuncia-se palmitopis) – São a coqueluche do momento por caberem na palma da mão e cumprirem quase todas as tarefas de um PC. São popularmente conhecidos como Palms.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA IV

Unidades de medida de informação

Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida,
ou seja, o byte (B), que significa a utilização de um caractere na memória, ou
seja, se você digitou um caractere, você utilizou um byte.

Tudo começõu com o Bit (pronununcia-se bit). Ele é a menor medida de informação existente. O mencionamos apenas como caráter informativo, pois hoje quase não o utilizamos. Representamos o bit como “b”

O Byte (pronuncia-se baite) é a soma de 8 bits. Representamos o byte com “B”

O Kbyte (pronuncia-se cabaite ou quilobaite) nada mais é do que a quantia de 1024 bytes. Note que para facilitar cálculos, hoje em dia, se assume um valor aproximado de 1000 bytes. Representamos o kbyte como “Kb”. É conhecido popularmente como “ká”.

O Megabyte ( pronuncia-se megabaite) é aproximadamente 1000 kb. Representamos o megabyte como “Mb”. Note que o mesmo é chamado popularmente “mega”.

O Gigabyte (pronuncia-se gigabaite) é aproximadamente 1000 megas. É representado por “Gb”. É conhecido popularmente como “giga”.

O Terabyte (pronuncia-se terabaite) é aproximadamente 1000 gigas. O terabyte é representado por ‘Tb”. É popularmente conhecido como “tera”.

Apesar de estarmos na era do megabyte e do gigabyte, muito em breve alcançaremos a era do gigabyte e do terabaite. Isso porque a informação tornou-se muito rápida e abrangente a ponto de precisar de muito espaço.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA V

Vamos agora falar um pouco mais sobre Hardware. Como já sabemos, Hardware, é a parte física do computador. O computador é formado por peças, fios e chips. Sabemos também que algumas peças que ligamos ao computador são chamadas de Periféricos.

Vamos agora conhecer alguns dos principais componentes de um computador:

  • Gabinete – Também chamado de Cabinet ou Case, é a “casca” do computador. É a peça que envolve e protege todas as outras.
  • Placa-Mãe – É a placa onde está localizado o processador, as memórias RAM e ROM e as outras placas.
  • Processador – É um chip responsável pelo processamento dos dados do computador.É considerado o cérebro do computador.

Memórias do computador

Este tipo de hardware é dividido em dois tipos:

  1. Memória ROM
  2. Memória RAM

1 – Memória ROM – É a memória que já integra o computador em sua fabricação. Também conhecida como BIOS, esta memória faz a configuração e reconhecimento do hardware do computador. Como é uma memória de fábrica, ela não se apaga.

2 – Memória RAM – É a memória de trabalho no computador e que pode ser modificada em caso de problemas. O conteúdo desta memória é apagado ao se ressetar ou desligar o computador.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA VI

Parte Física e Parte Lógica

Os dispositivos de armazenamento, como disquetes, HDs, CDs, DVDs, Pen Drives e outros meios, tem sua parte física e parte lógica. É algo como falei anteriormente como Hardware e Software.

Assim como o hardware é a parte física do computador, então quando você manuseia um destes dispositivos citados acima, você sente no tato a parte física deles.

Sabendo que o software são programas, então podemos considerar o espaço dentro de um desses dispositivos como parte lógica pois o mesmo é formado por endereços e pequenos programas pré-gravados, formados por letras e números atribuidos pelo computador.

Portanto, a parte física você pode sentir no tato e a parte lógica não.

Quando precisamos usar discos para armazenar dados, temos que inserir os mesmos em um drive (pronuncia-se draive), que é um compartimento construido para cada tipo de disco. O HD é considerado um drive apenas virtualmente falando, pois o mesmo já vem inserido no drive, bastando apenas apararafusar , ligar a fonte e os cabos do mesmo no computador e no geral se faz isso apenas uma vez.

Representação virtual dos drivers

Quando trabalhamos com discos, precisamos atribuir uma representação aos drives dos mesmos e geralmente utilizamos letras. Algumas representações pelo longo do tempo, tornaram-se padrões, porém podem ser modificados pelo usuário. Esses padrões são:

Drive A – Disquete primário

Drive B – Disquete secundário

Drive C – HD Primário

A partir daí, como temos hoje em dia, variadas formas de meios de armazenamento além do disquete e do HD, como CD, DVD, Pen Drive e outros, não existe uma padronização, então em um computador, o drive D pode ser o de CD/DVD enquanto que em outro pode ser o de pen drive, ou ainda um drive virtual que é a divisão lógica de um disco, aqui no caso um HD.

Os disquetes são meios bem baratos de armazenamento, porém são muito frágeis, o que não os torna uma mídia confiável. Os disquetes mais comuns tem a capacidade de 1,44 MB e são chamados de disquete de 3 1/2 polegadas, porém já houve o de 5 1/4 polegadas com capacidade de 1.2 mb bem maior e com menor proteção.

Para saber mais sobre disquetes, clique aqui.

Quando compramos um computador, é necessário que o mesmo tenha um local onde possamos guardar os dados. Esse local geralmente é o HD ou DISCO RÍGIDO, ou ainda o WINCHESTER. Muita gente chama o HD de DISCO DURO, mas o nome mais popular é HD.

HD significa HIGH DENSITY (pronuncia-se aigui densiri e significa Alta Densidade), que é característica de um disco mais grosso que o disquete.

Geralmente o HD fica dentro do gabinete, porém existem os chamados HDs Externos, o que significa que os mesmos são ligados por fora.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA VII

O Teclado

O teclado é um dispositivo de entrada de dados. Existem muitos modelos de teclado no mercado, mas deve-se ter cuidado em alguns pontos na hora da compra, como verificar se o mesmo está no padrão brasileiro.

Para este reconhecimento basta que você procure no mesmo a tecla “Ç“. Assim sendo, já resolveu 75% de seus problemas.

A seguir, procure alguma especificação no teclado do tipo ABNT 2, visto que o teclado mais utilizado hoje em dia está com a configuração da Associação Brasileira de Normas Técnicas em sua configuração número 2. Caso não haja nada no teclado, pergunte ao vendedor. depois é só configurar no windows como teclado ABNT2.

O teclado é um dispositivo essencial ao computador, trabalhando junto com o mouse. O mesmo porém pode trabalhar sem o mouse, mas quem não for acostumado, vai estranhar.

O teclado já foi cogitado para o desaparecimento, mas em meu ver esse dia está muito longe, pois até inventarem um teclado virtual 100% compativel com o atual e com o mesmo padrão de conforto, como por exemplo, evitar que o toque na tela do monitor suje o mesmo, o teclado padrão continuará firme e forte.

teclado

O Mouse

O mouse (pronuncia-se mause), é considerado um dispositivo de apontamento, pois usa a seta lógica no monitor ou LCD para executar tarefas no computador, como por exemplo, clicar em um link da Internet.
Para operá-lo segure-0 com firmeza por cima e posicione o ponteiro do mouse sobre o link da Internet e clique com o botão esquerdo, que é o mais utilizado, mas você poderá clicar com os outros se estiver configurado para isso. O mouse tem alguns simuladores, inclusive fisicos, como o Trackball, a caneta ótica e o touck pad muito usado hoje nos notebooks, entre outros.
substituído por outros dispositivos apontadores como trackball, pen,
touch pad, entre outros.

mouse22

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA VIII

O Monitor

O monitor é um dispositivo de saida de dados, o que significa que ele nos apresenta os resultados do processamento.É um dispositivo visual. Atualmente existem os monitores CRT (Cathodic Ray Tube) e LCD (Liquid Cristal Display).

Os monitores CRT são os mais antigos monitores, aqueles com tela de vidro e bastante pesados. Sua tela se assemelha a de um televisor antigo.

Os monitores LCD são mais recentes e tem uma gama maior de ajustes para melhorar a qualidade da imagem. Este tipo de monitor, por ser tela plana, e ter dimensões maiores de tela que o CRT proporciona maior conforto visual para o usuário, fora o fato que são mais estéticos.

A Placa de Video

De nada adiantaria você comprar um monitor super avançado, se você não tiver o dispositivo que possa mostrar os gráficos.

Então entra em cena a placa de video que processa os dados de video junto com processador do computador (no caso de placa de videos compradas em separado chamadas off board) e envia para o monitor.

Quando a placa de video for on board (integrada em uma mesma placa mãe), a mesma tem processamento mais rápido, pois possui processador próprio.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA IX

A Impressora

A impressora é um periférico utilizado para impressão de dados. Note que a mesma pode ser de três tipos:

Matricial: Tem uma qualidade de impressão relativamente baixa. Faz parte do grupo de antigas impressoras e hoje praticamente só empresas as usam para imprimir notas fiscais.

Jato de Tinta: Mais caras que as impressoras matriciais, oferecem uma boa qualidade de impressão e são bem silenciosas. O cartucho de impressão pode sair um pouco caro dependendo do fabricante.

Laser: São as mais caras e oferecem a melhor qualidade de impressão.

Modem: O modem é a ponte entre o computador e outro ou um servidor. O modem possibilita a nossa conexão à Internet. Ele é fundamental para que a informática se desenvolva na Web.
O modem pode ser de vários tipos e modelos, mas os dois mais conhecidos são:

Modem convencional: é semelhante a uma placa com chips que pode se conectar a um slot (abertura onde se insere uma placa off board) ou já vir integrada à placa mãe.

Modem á cabo: também chamado de Cable Modem (pronuncia-se Queibou Modem) permite conectar-se à internete via cabo, mantendo uma velocidade muito maior em relação ao Modem convencional.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA X

A Placa de Rede: A placa de rede é um dispositivo que permite interligar computadores para a criação de uma rede com a finalidade de compartilhamento de recursos e informações. Por exemplo, é possivel o compartilhamento de Internet através de uma rede de computadores.

O Scanner: É um aparelho utilizado para digitalizar imagens. Por exemplo, se você tem uma fotografia em papel e quer guardar no computador, então terá que ser digitalizada.

A Câmera Fotográfica Digital: Podemos considerar que hoje, as câmeras fotográficas digitais estão bastante populares pelos baixos preços no mercado. A mesma pode capturar imagens, por efeitos nas mesmas e até realizar filmagens com qualidade.

Câmera de Video Digital: Estão divididas em:

Filmadoras Digitais: Suas características é fazer filmes de momentos tanto de lazer como trabalho. Trabalham geralmente off line (pronuncia-se ófi laine) e significa que não está conectado em uma rede.

Filmadoras Digitais e Web Cam: Esse tipo de filmadoras trabalham tanto off line como on line (pronuncia-se on laine) e significa que quando utiliza essa característica pode filmar conectada à uma rede de computadores para transmitir até para o mundo inteiro um evento. Quando elas realizam essa proeza, são popularmente chamadas de Web Cam (pronuncia-se Uébi Quen).

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA XI

SOFTWARE

A utilidade de um computador somente é visível quando nele existem programas. São os programas combinados com o hardware que completam o computador em toda sua plenitude. Não existe função da informática existindo ou hardware ou software isolado.

Existem programas dos mais variados tipos para venda e programas gratuitos.

Esses programas são divididos em algumas categorias:

1 – Sistemas Operacionais – O sistema Operacional é um software que serve de plataforma para outros programas. Por exemplo: considere que o Planeta Terra seja um sistema operacional enquanto que nós os humanos e o que mais existe na terra sejam os programas.

Assim sendo, podemos considerar o sistema operacional como uma base para os programas funcionarem.

O sistema operacional gerencia seus discos e arquivos, controla a exibição da imagem de video, define os requisitos de impressão da impressora, reserva um espaço da RAM para cada programa etc.
Existem vários sistemas operacionais, mas os mais conhecidos são:

a) Microsoft Windows

b) Linux

c) MAC OSX

Noções Básicas de Informática XII

Aplicativos

Aplicativos são os programas específicos para cumprir uma função principal definida pelo seu criador, porém pode ter outras funções secundárias. Por exemplo, O Microsoft Word é um processador de textos, mas permite também o trabalho com figuras.

Os principais tipos de aplicativos são:

  • Processadores de texto: Permite a digitação de texto com cores. gráficos e outros recursos. Ex. Microsoft Word.
  • Planilhas eletrônicas: Possibilitam diversos tipos de calculos, podendo assim agilizar os mesmos através da programação em planilhas. Ex. Microsoft Excel.
  • Banco de Dados: Programas para controle de gerencionamento de dados. Ex. Controle de estoque, contas a pagar/receber, Microsoft Access.
  • Editores gráficos: Programas para modificar gráficos e fotos. Ex: Adobe Photoshop, Corel Paint Shop Pro Photo.
  • Navegadores: Programas para navegar na Internet. Ex. Mozila Firefox, Internet Explorer, Apple Safari.
  • Players: Programas que permitem ouvir música e ver filmes. Ex. Windows Mídia Player, Real Player, SM Player.
  • Messengers: Programas que permitem conversação por audio e vídeo: Windows Live messenger (MSN Messenger), Skype, ICQ.
  • Linguagens de programação: Programas que possibilitam a criação de outros programas: Ex. Delphi, Visual basic, C++

Noções Básicas de Informática XIII

Peopleware

Somente o hardware e o software não produzem nada por si mesmos. É necessário que pessoas operem o computador para o mesmo passe a funcionar. A essas pessoas chamamos Peopleware.

O peopleware abrange várias pessoas das mais variadas especialidades dentro da informática. Veja alguns exemplos:

  • Digitador
  • Operador
  • Analista de Sistemas
  • Programador
  • Técnico de Manutenção
  • Engenheiro de Computação
  • Instrutor de Informática

O MS DOS (I)

O MS DOS

MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System, ou Sistema Operacional em Disco da Microsoft) foi um dos o sistemas operacionais mais conhecidos e difundidos em todo o mundo. O mesmo era utilizado nos computadores PC 286, 386 e 486. A partir dai as pessoas começaram a trabalhar mais com o Windows.

Vamos a seguir enfatizar partes do MS DOS que ainda hoje nos são úteis, além de alguns conhecimentos complementares.

Na verdade O MS DOS tem três arquivos que são os pilares de sua estrutura:

  • MSDOS.SYS – É o programa principal que representa o sistema
  • IO.SYS – Geralmete controla a entrada e saída de dados no sistema.
  • COMMAND.COM – É o grande responsável pela tradução dos comando que digitamos para o processador.

ARQUIVO

O MS DOS, como qualquer outro sistema operacional, trabalha com gerenciamento de arquivos. A diferença é que o MS DOS não permitia gráficos em seu lançamento, o que foi corrigido em versões posteriores, mas ainda assim, gráficos não tão interessantes, mas um grande avanço para a época.

Um arquivo são vários dados gravados em um disco. Devemos dar nomes a arquivos seguido de sua respectiva extensão.

Exs:

  • texto.txt
  • executavel.exe
  • figuraoufoto.jpg

Note que o nome do arquivo que são as 8 primeiras letras ou numeros, deve ter no máximo 8 caracteres. vem então o ponto para separar o nome da extensão que são as três letras depois do ponto. A extensão serve para identificar o tipo de arquivo. Algumas das extensões mais usadas são:

  • EXE - arquivo executável
  • TXT – arquivo de texto
  • JPG – arquivo gráfico

O MS DOS (II)

CARACTERES RESERVADOS

Os caracteres relacionados a seguir não podem ser usados no nome de um arquivo por serem caracteres reservados. Quando dizemos que é reservado, significa que o mesmo já existe como instrução do sistema e não poderá ser usado no nome do arquivo para não haver nenhum conflito, evitando assim erros no sistema.

  1. . (ponto)
  2. / (barra)
  3. \ (barra invertida)
  4. [ e ] (abre colchete e fecha colchete)
  5. : (dois pontos)
  6. * (asterisco)
  7. | (barra vertical)
  8. <> (menor que e maior que)
  9. + (adição)
  10. = (igualdade)
  11. ; (ponto e vírgula)
  12. , (vírgula)
  13. ? (interrogação)
  14. (espaço)

O MS DOS (III)

CONCEITOS IMPORTANTES

Prompt

O prompt é um sinal que indica que o sistema está à disposição para receber comandos do DOS. Note que no Prompt que no Windows é chamado de Janela do MS DOS ou Prompt de Comando. No MS DOS antigo, quando ligávamos o computador, logo viamos na parte superior esquerda da tela do monitor o símbolo C:\> seguido de uma barra vertical que piscava. Esse símbolo era denominado Prompt do MS DOS e a barra piscante era o cursor (lê-se cúrsor ou cursôr) até hoje não chegamos a nenhum consenso, mas eu particularmente fico com a primeira expressão (cúrsor). O cursor nos diz a nossa posição atual na tela, na qual aparecerá um novo texto a ser digitado.

Boot

Ao boot ( pronuncia-se búti) entendemos que é o fato de inicializar o computador que é quando ligamos o computador através do botão que liga o computador. Durante o boot, o computador realiza alguns testes de teclado e de memória, entre outros.

Reboot

Ao fato de reinicializar o computador, chamamos de reboot que ocorre ao apertarmos o botão de reset do computador ou quando pressionamos simultaneamente as teclas CTRL, ALT e DEL.

O MS DOS (IV)

COMANDOS IMPORTANTES

Como falado antes, no Windows existe o PROMPT DE COMANDO. Através deste prompt é possível termos uma idéia de como era o MS DOS desde o inicio de sua comercialização em 1979 até seu declínio em 2000.

Citaremos alguns comandos importantes que até hoje são utilizados no Windows.

  1. DIR – Comando para listar diretórios (pastas)
  2. LIST – Lista pastas e arquivos
  3. TYPE – Visualiza um texto
  4. COPY – Copia arquivos
  5. MOVE – Move arquivos
  6. CD – Mostra o nome do diretório atual e muda de diretório
  7. CLS – Limpa a tela
  8. ATTRIB – Exibe ou altera atributos de arquivos
  9. HELP – Exibe ajuda para um ou mais comandos
  10. CHKDSK -Verifica um disco e exibe informações

Note que os comandos acima são apenas alguns de uma variedade de comandos que podem ser usados no MS DOS.

Note também que a Microsoft a partir do Windows Millenium (Windows ME) passou a informar que o Windows não seria mais baseado no MS DOS, e existiria apenas o prompt de comando para solucionar alguns problemas que não fosse possível solucionar com a parte gráfica.

O MS DOS (V)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu ainda me lembro quando eu estava na faculdade em meados de 1986 quando tinha que fazer trabalhos de computação para uma disciplina chamada Ciência da Computação.

Neste tempo, tinhamos disponivel para uso um computador da linha TRS 80 chamado CP 500. Ele era um das grandes conquistas da época. Tinhamos também computadores da Fabricante Apple, APPLE II.

Naquele tempo o MS DOS era vastamente usado e estava já em seu ápice, com a versão 6.22. Os gráficos começavam a aparecer e os programas a melhorar, mas a maioria com os comoutadores. O Windows 1.0 já havia sido lançado e estava previsto o windows 2.0 para 1987.

A partir do lançamento do Windows 3.11, o MS DOS começou a ter menos uso até seu declinio definitivo, quando deixou de ser comercializado em 30 de novembro de 2001.

A partir da versão 3.11 do Windows, o mesmo passou a se desenvolver cada vez mais e até hoje vem imperando no mercado.

O MICROSOFT WINDOWS I

O MICROSOFT WINDOWS

INTRODUÇÃO

Quando você ouve falar de Windows vai logo pensando no windows que você mais usa e em casa ou no trabalho, escola etc. Acontece que para atender a mais variada gama de setores em informática, o Microsoft Windows passou a ser uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, que teve Bill Gates como um de seus fundadores. No início, o Windows era uma fachada para o sistema operacional MS-DOS.

Note que já foram criados os mais variados windows para várias áreas como por exemplo: Windows 3.1, Windows 95, Windows XP, Windows Vista e agora o atual Windows 7.

Em outras áreas podemos citar o Windows for Workgroups, Windows NT, Windows 2000, Windows Server, Windows CE etc.

Quando falamos de Windows, estamos falando do sistema operacional mais conhecido e usado no mundo.

O MICROSOFT WINDOWS

Entrando no Windows

ATENÇÃO: Para este curso usaremos como exemplo o WINDOWS XP

Quando você ligar seu computador, preste atenção no monitor. O primeiro indicativo do Windows é sua tela. Caso esteja entrando a primeira vez, não precisa digitar nem clicar em nada, a não ser que exista mais de um usuário.

Caso existam dois ou mais usuários, então aparecerá algumas figuras na tela com nomes á direita que você escolheu durante a instalação.

Clique na figura com o nome que você escolheu para si e aguarde a entrada no windows. A este mecanismo de início, chamamos de Logon.

Neste caso, dizemos que você fez logon no Windows.

Logo em seguida é apresentado uma tela com uma figura, um botão com o nome Iniciar e uma barra ao lado deste ultimo. No final da barra encontramas um espaço com baixo relevo.

A figura cobre a chamada Área de Trabalho ou Desktop (pronuncia-se desquitópi).

Abaixo temos o botão Iniciar que ao ser clicado ou teclado, mostra o Menu Iniciar.

Ao lado direito encontramos a chamada Barra de Tarefas e a Bandeja do Sistema, também conhecida por Tray (pronuncia-se threi).

A seguir: Organizando e trabalhando na área de trabalho

O MICROSOFT WINDOWS II

ÁREA DE TRABALHO

A área de trabalho é a área retângular que você vê logo que liga o computador acima da barra de tarefas.

Na área de trabalho se encontra o PAPEL DE PAREDE que faz a mesma ficar mais bonita.

Também na área de trabalho, podemos encontrar diversos ícones de atalhos para a execução de programas. O ícone é uma figura em miniatura que quando clicamos duas vezes executa um programa.

Podemos também organizar os ícones da área de trabalho da seguinte maneira:

1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da área de trabalho que não sejam icones nem pastas.
2. Clique em organizar icones.
3. Marque a opção “Organizar icones automaticamente”

Pronto sua area de trabalho sempre ficará organizada.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O MICROSOFT WINDOWS III

Entrando no Windows

ATENÇÃO: Para este curso usaremos como exemplo o WINDOWS XP

Quando você ligar seu computador, preste atenção no monitor. O primeiro indicativo do Windows é sua tela. Caso esteja entrando a primeira vez, não precisa digitar nem clicar em nada, a não ser que exista mais de um usuário.

Caso existam dois ou mais usuários, então aparecerá algumas figuras na tela com nomes á direita que você escolheu durante a instalação.

Clique na figura com o nome que você escolheu para si e aguarde a entrada no windows. A este mecanismo de início, chamamos de Logon.

Neste caso, dizemos que você fez logon no Windows.

Logo em seguida é apresentado uma tela com uma figura, um botão com o nome Iniciar e uma barra ao lado deste ultimo. No final da barra encontramas um espaço com baixo relevo.

A figura cobre a chamada Área de Trabalho ou Desktop (pronuncia-se desquitópi).

Abaixo temos o botão Iniciar que ao ser clicado ou teclado, mostra o Menu Iniciar.

Ao lado direito encontramos a chamada Barra de Tarefas e a Bandeja do Sistema, também conhecida por Tray (pronuncia-se threi).

A seguir: Organizando e trabalhando na área de trabalho