Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 10 de novembro de 2009

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA I

Vamos agora ver um pequeno histórico da criação do computador. Não enfatizaremos muito esse assunto, por acharmos que ele tem apenas caráter informativo.

Imagine hoje vivermos sem os computadores. Desde a carta para a namorada até um calculo de um satélite, eles são imprescindíveis para nossa vida. Foram necessários milhares de anos para os computadores se transformarem no que são hoje em dia.

O ábaco que é considerado o pai de todos os computadores, é uma figura bastante conhecida. Ele foi criado para facilitar a contagem de números grandes, quando os sistema de contagem ainda não era muito desenvolvido para esse tipo de números. Veja o ábaco na figura abaixo.

Ábaco

Depois do ábaco surgiu a idéia de aperfeiçoamento e criação de máquinas que pudessem melhorar ainda mais os calculos e foi então que depois de muitas máquinas rudimentares, chegou-se à calculadora eletrônica.

Durante a 2ª Guerra Mundial houve vários projetos para a construção de uma máquina mais possante, motivados principalmente pela necessidade de sempre estar na frente no processo utilizado para mensagens codificadas trocadas durante a Guerra. A máquina teria que codificar e codificar essas mensagens. A essa máquina chamou-se Computador.

Ora, nesse tempo, os computadores ainda eram imensos e ocupavam quase uma sala inteira como o computador Harvard Mark I que era um computador que mesclava a eletricidade e a mecãnica, por isso era chamado eletro-mecânico. Veja foto abaixo.

mark1

Um dos principais programadores do Mark I era do sexo feminino, Grace Hopper. Hopper foi quem achou o primeiro bug de computador ou seja, uma mariposa morta que tinha penetrado no Mark I e que as suas asas estavam bloqueando a leitura dos buracos na fita de papel. A partir desse dia, a palavra “bug” ficou conhecida mundialmente como falha do computador.

A partir da metade dos anos setenta, houve uma revolução na informática com estudos tecnológicos e científicos que possibilitaram a criação de circuitos elétricos bem menores que as imensas valvulas que eram utilizadas para o funcionamento do s computadores e o cartão perfurado que era usado para armazenamento de informações fazendo com que os computadores ficassem bem menores e baratos.

Desse periodo, surgiu o que conhecemos como microcomputador que são os computadores pessoais chamados também de PC e que aperfeiçoa até hoje.

Vários aparelhos baseados em uma pequena peça chamada chip que é um concentrador de circuitos até hoje vem nos servindo em vários tipos de aparelhos. Na verdade, a informática existe para nos servir: reduzir o tempo que gastamos para escrever uma carta, aumentar a certeza de nossos cálculos, automatizar processos repetitivos, auxiliar no controle de estoques, etc.

Para maiores informações, consulte o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário