Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 10 de novembro de 2009

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA VI

Parte Física e Parte Lógica

Os dispositivos de armazenamento, como disquetes, HDs, CDs, DVDs, Pen Drives e outros meios, tem sua parte física e parte lógica. É algo como falei anteriormente como Hardware e Software.

Assim como o hardware é a parte física do computador, então quando você manuseia um destes dispositivos citados acima, você sente no tato a parte física deles.

Sabendo que o software são programas, então podemos considerar o espaço dentro de um desses dispositivos como parte lógica pois o mesmo é formado por endereços e pequenos programas pré-gravados, formados por letras e números atribuidos pelo computador.

Portanto, a parte física você pode sentir no tato e a parte lógica não.

Quando precisamos usar discos para armazenar dados, temos que inserir os mesmos em um drive (pronuncia-se draive), que é um compartimento construido para cada tipo de disco. O HD é considerado um drive apenas virtualmente falando, pois o mesmo já vem inserido no drive, bastando apenas apararafusar , ligar a fonte e os cabos do mesmo no computador e no geral se faz isso apenas uma vez.

Representação virtual dos drivers

Quando trabalhamos com discos, precisamos atribuir uma representação aos drives dos mesmos e geralmente utilizamos letras. Algumas representações pelo longo do tempo, tornaram-se padrões, porém podem ser modificados pelo usuário. Esses padrões são:

Drive A – Disquete primário

Drive B – Disquete secundário

Drive C – HD Primário

A partir daí, como temos hoje em dia, variadas formas de meios de armazenamento além do disquete e do HD, como CD, DVD, Pen Drive e outros, não existe uma padronização, então em um computador, o drive D pode ser o de CD/DVD enquanto que em outro pode ser o de pen drive, ou ainda um drive virtual que é a divisão lógica de um disco, aqui no caso um HD.

Os disquetes são meios bem baratos de armazenamento, porém são muito frágeis, o que não os torna uma mídia confiável. Os disquetes mais comuns tem a capacidade de 1,44 MB e são chamados de disquete de 3 1/2 polegadas, porém já houve o de 5 1/4 polegadas com capacidade de 1.2 mb bem maior e com menor proteção.

Para saber mais sobre disquetes, clique aqui.

Quando compramos um computador, é necessário que o mesmo tenha um local onde possamos guardar os dados. Esse local geralmente é o HD ou DISCO RÍGIDO, ou ainda o WINCHESTER. Muita gente chama o HD de DISCO DURO, mas o nome mais popular é HD.

HD significa HIGH DENSITY (pronuncia-se aigui densiri e significa Alta Densidade), que é característica de um disco mais grosso que o disquete.

Geralmente o HD fica dentro do gabinete, porém existem os chamados HDs Externos, o que significa que os mesmos são ligados por fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário