Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 10 de novembro de 2009

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA IV

Unidades de medida de informação

Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida,
ou seja, o byte (B), que significa a utilização de um caractere na memória, ou
seja, se você digitou um caractere, você utilizou um byte.

Tudo começõu com o Bit (pronununcia-se bit). Ele é a menor medida de informação existente. O mencionamos apenas como caráter informativo, pois hoje quase não o utilizamos. Representamos o bit como “b”

O Byte (pronuncia-se baite) é a soma de 8 bits. Representamos o byte com “B”

O Kbyte (pronuncia-se cabaite ou quilobaite) nada mais é do que a quantia de 1024 bytes. Note que para facilitar cálculos, hoje em dia, se assume um valor aproximado de 1000 bytes. Representamos o kbyte como “Kb”. É conhecido popularmente como “ká”.

O Megabyte ( pronuncia-se megabaite) é aproximadamente 1000 kb. Representamos o megabyte como “Mb”. Note que o mesmo é chamado popularmente “mega”.

O Gigabyte (pronuncia-se gigabaite) é aproximadamente 1000 megas. É representado por “Gb”. É conhecido popularmente como “giga”.

O Terabyte (pronuncia-se terabaite) é aproximadamente 1000 gigas. O terabyte é representado por ‘Tb”. É popularmente conhecido como “tera”.

Apesar de estarmos na era do megabyte e do gigabyte, muito em breve alcançaremos a era do gigabyte e do terabaite. Isso porque a informação tornou-se muito rápida e abrangente a ponto de precisar de muito espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário