Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O TECLADO DO COMPUTADOR V

Caps Lock ou Fixa – É usada para colocar as letras em modo MAIÚSCULO ou modo MINÚSCULO. Note que nos notebooks a tecla Caps Lock é chamada de “fixa”.

Teclas de “A” a “Ç” – Teclas de caracteres comuns equivalentes às letras “A, S, D, F, G, H, J, K, L e Ç.

Circunflexo [^] e Til [~] – O acento circunflexo é usado nas vogais átonas. O mesmo símbolo é usado como potenciação em matemática relacionada à computação. Por exemplo: em informática se representa 2^2. O acento til é usado em vogais nasais.

Fecha chave [}], Fecha colchete []] e ordinal masculino [º] – O fecha chave, assim como o fecha colchete tem a mesma função do fecha parênteses, porém são utilizados após este ultimo. O ordinal masculino é utilizado para indicar uma determinada ordem numérica no masculino.

Shift – A tecla “shift” (pronuncia-se shifiti), que significa mudança, troca, tem a função principal de permitir a digitação dos caracteres da parte de cima das teclas. Note que, para que o caractere saia no texto, é necessária a digitação ao mesmo tempo da tecla Shift mais a tecla do caractere desejada, ou seja, se você quiser digitar o caractere “arroba (@)” você terá que teclar shift junto com a tecla em que o mesmo está que é a mesma do número “2”. Outra função da tecla shift é a troca rápida de letras maiúsculas ou minúsculas, dependendo do modo que o teclado se encontre no momento da digitação. Por exemplo, se você estiver escrevendo no modo minúsculo e for começar uma linha de texto, então bastará apertar a tecla shift e a tecla da letra que desejar que a mesma sairá maiúscula e vice versa.

key_shift

Gráfico[|] e Barra invertida [\] – O caractere gráfico “|” é remanescente do MS DOS, sistema operacional anterior ao Windows. Ele servia para fazer desenhos primários, como a simulação de um quadrado oi retângulo entre outros. A barra invertida é um caractere importantíssimo, porque é através da barra invertida junto com outros caracteres (como uma letra e dois pontos) que indicamos a localização de arquivos e pastas no computador. Por exemplo, para representar onde se encontra uma pasta chamada “arquivos de programas” em seu computador, poderemos escrever C:\Arquivos de programas, mas isso, veremos mais à frente.

Teclas de “Z” a “M” – Teclas de caracteres comuns equivalentes às letras “Z, X, C, V, B, N, M.

Menor que [<] e Vírgula [,] – O caractere “menor que” é um sinal matemático para indicar um valor menor que o outro. A vírgula é utilizada em português e matemática. Não entrarei em detalhes porque o assunto é muito amplo.

Maior que [>] e Ponto [.] - O caractere “maior que” é um sinal matemático para indicar um valor maior que o outro. O ponto é utilizado em português e matemática. Também não entrarei em detalhes pelo assunto ser muito amplo.

Obs: Se juntarmos o caractere “maior que” com o caractere “menor que” obteremos o sinal de diferença em informática [<>].

Dois pontos [:] e Ponto e vírgula [;] – Esses dois caracteres são amplamente utilizados na digitação de textos em português e matemática.

Ponto de interrogação [?], Barra [/] e Grau [°] – O ponto de interrogação é utilizado em português no final de frases interrogativas. Em matemática é usado para exprimir um resultado ainda não dado. Em informática, a interrogação tem a função de “coringa” em buscas, o que veremos mais à frente. A barra é usada em português em abreviações como S/A (sociedade anônima) e S/C (sem comentários) etc. e em matemática e na informática é usada como símbolo da divisão. Na Internet, é parte de protocolos (HTTP://)também divide endereços de Internet como (http://www.youtube.com/watch?v=sAzyvH7VRgM). Cuidado para não confundir a barra [/] com a barra invertida [\]. As duas tem significados totalmente diferentes. O caractere grau é utilizado em física para indicar temperatura e em cartografia se usa para especificar junto com números uma localização de algo em um mapa. É também usado em geometria.

Shift – Tem a mesma função da tecla shift esquerda.

Ctrl – Esta tecla que se pronuncia (control) é usada junto com outras teclas para formar comandos, como por exemplo, “Ctrl C” que significa “copiar”, Ctrl X que significa “recortar ou mover” e Ctrl V que significa “colar”. Passaremos a estudar esses comandos quando abordarmos MS DOS. Existem muitos comandos formados com a tecla Ctrl.

Windows – A tecla “Windows”, também conhecida por muitos como tecla “Iniciar” ou ainda, “Tecla do Menu Iniciar”, é uma tecla que abre o Menu Iniciar no Microsoft Windows. Junto com outras teclas forma vários comandos para determinadas funções como, por exemplo: Tecla Windows junto com a tecla “E” abre o gerenciador de arquivos do Microsoft Windows, “Windows Explorer”.

windowskey

Alt – Pronuncia-se (alti). Essa tecla também é usada junto com outras para formar comandos como, por exemplo, Alt Tab que reveza as janelas e/ou programas ativos do Windows. Também é usada para inserir símbolos especiais que não estão no teclado.

Space ou espaço – Insere um caractere transparente em um texto. Essa é a tecla mais larga do teclado.

space_key_l

Alt Gr – Chamada de Alt Graphics ( alti grafiquis), essa tecla tem a função de inserir em um texto, os caracteres que estão na parte inferior direita das teclas.

Windows – Tem a mesma função da tecla windows esquerda.

Menu de contexto – Essa tecla ao ser pressionada no Microsoft Windows, abre um pequeno menu chamado Menu de contexto.

WINKEY

Ctrl – Tem a mesma função da tecla Ctrl esquerda.

A seguir, o teclado especial e o teclado reduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário